Servidores da CGD concluem curso técnico operacional por intermédio do Fórum Permanente de Direito Disciplinar / AESP

6 de dezembro de 2017 - 13:40

Servidores da Controladoria Geral de Disciplina (CGD) concluíram curso técnico operacional ofertado pela Academia Estadual de Segurança Pública (AESP/CE) nos dias 23, 24, 29 e 30 de novembro, que teve como objetivo oferecer instruções necessárias para que cada servidor seja capaz de fazer uso moderado da força na utilização dos instrumentos de segurança dentro dos princípios da legalidade, proporcionalidade e conveniência; manusear e empregar, com segurança, armas letais e de menor potencial ofensivo; realizar abordagens de rotina da atividade fiscalizatória, bem como abordagem policial quando necessária em veículos e edificações; preparar para atuar em situações de stress; empregar técnicas de imobilização e algemação e conhecer técnicas de tiro de combate.

A capacitação, de 16 horas/aula, foi direcionada a policiais civis, policiais militares e bombeiros militares que atuam na Coordenadoria de Inteligência (COINT), no Grupo Tático de Atividade Correcional (GTAC) e na Delegacia de Assuntos Internos (DAI), da Controladoria.

Para o coordenador do curso, major Jeilson Oliveira de Sousa, que também é orientador da Célula de Fiscalização e Correição da Controladoria “Essas três estruturas da CGD trabalham diuturnamente nessa questão de verificações, análises, procedimentos de investigação. Então, como a gente está militando todo dia com essas questões de investigação e eventualmente também abordagens e conduções, é importante visar essa prática policial de abordagens e tiro policial.

Jeilson, também destaca a importância da iniciativa. “Essa parceria com a Aesp, fomentando essa questão do conhecimento teórico-prático, é de suma importância para o desenvolvimento da nossa atividade e traz uma maior confiança na atividade profissional e na questão da credibilidade um para com os outros na efetiva solução dos problemas enfrentados na rua.

Para Giana Napoles, escrivã de polícia civil lotada na Delegacia de Assuntos Internos da CGD, essa capacitação contribui de maneira efetiva para a atualização e melhor desempenho do profissional de segurança do Ceará. “Estamos sempre em operações, buscas e situações que exigem do policial atitudes, tecnologias, forma de agir, rapidez, pensamento e conhecimentos atualizados. E esses cursos possibilitam que você se aprimore e se recicle cada vez mais., apontou a discente.

06.12.2017
Assessoria de Comunicação da CGD
Mona Lisa Mazza 85 3101.5031 ou 98755.6064
monalisa.mazza@cgd.ce.gov.br