CGD dispõe de Células Regionais de Disciplina

10 de junho de 2019 - 15:30 #

Atualmente, a Controladoria Geral de Disciplina está situada em quatro áreas circunscricional do Estado do Ceará.

A maior parte do trabalho disciplinar fica concentrado na sede da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário, em Fortaleza, porém, o órgão também dispõe de Células Regionais de Disciplina situadas em cidades do Interior para realizar, encaminhar e acompanhar processos referentes às áreas circunscricionais da região onde a unidade operacional está localizada.

Atualmente, funcionam as seguintes unidades operacionais: Célula Regional do Cariri (CERC), com sede em Juazeiro do Norte; Célula Regional de Disciplina do Sertão de Sobral (CERSO), com sede em Sobral; Célula Regional do Sertão Central (CERSEC), sede em Quixadá; e Célula Regional de Disciplina do Sertão dos Inhamuns (CERIN), sede em Tauá.

Tendo em vista que o gerenciamento das atividades dos sindicantes e comissões é realizado por meio das Coordenadorias responsáveis pela Execução Programática da CGD, os processos oriundos das Células Regionais são contabilizados na produtividade de cada Coordenadoria.

Segundo representantes do Poder Judiciário das regiões, dentre outras instituições locais, a presença da Órgão do Controle Externo Disciplinar no Interior do Estado do Ceará é de relevância social para população, além de contribuir para a qualidade do serviço da Segurança Pública nas regiões cearenses. Vale lembrar que, em 2014, diversas entidades se manifestaram contrários ao fechamento da Célula de Quixadá.

Assim como o trabalho da Controladoria Geral de Disciplina na capital cearense, as Células Regionais são oriundas da Corregedoria Geral os Órgãos de Segurança Pública e Defesa Social – unidade integrante da estrutura organizacional da SSPDS (Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará). Antes, vinculadas ao Gabinete do Interior (GABINT) –  extinto com a Lei 98/2011.