Controladoria promove capacitação em parceria com a Assembleia

4 de novembro de 2022 - 14:34 #

A formação, que será dividida em 10 encontros, faz parte do projeto “Mediando Círculos”.

Foi iniciado na manhã desta sexta-feira (04) e prosseguirá até fevereiro de 2023, na Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), o curso de Círculos Restaurativos de Construção de Paz, promovido pelo Centro de Mediação e Gestão de Conflitos da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE).

Dez servidores do órgão correcional participam da capacitação. Atua como instrutora a consultora do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos da ALCE e facilitadora de Práticas Restaurativas Sistêmicas, Maria do Socorro Fagundes, e a psicóloga e psicopedagoda, Elusa Laprovitera.

A formação, que será dividida em 10 encontros, faz parte do projeto “Mediando Círculos”, que consiste em ações preventivas direcionadas às pessoas vítimas de violência, promovendo um trabalho de acompanhamento acolhedor que visa promover a cultura de paz por meio dos círculos restaurativos, com foco nos sentimentos, na escuta e no diálogo.

A coordenadora do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos, Raísa Pontes, destaca que o projeto visa a promoção da cultura de paz, a instauração e fortalecimento das ferramentas restaurativas promovendo o diálogo e o autoconhecimento dos participantes, bem como a inclusão social e a cidadania. “A prática da Justiça Restaurativa e o Círculo de Construção de Paz busca uma conexão entre as partes de forma igualitária, em um espaço seguro e respeitoso. Assim como acontece na mediação, o método circular modifica a forma como lidar com os conflitos pautada na escuta, no diálogo e na busca consensual de uma resolução para os conflitos”, ressaltou.

A secretária-executiva de planejamento e gestão interna da Controladoria, Julliana Albuquerque, ressaltou a importância da iniciativa para agregar mais conhecimento e otimizar os serviços prestados pela CGD aos cidadãos cearenses por meio do Núcleo de Soluções Consensuais do órgão. “A capacitação proporcionará melhorias ao serviço de mediação já desenvolvido pelo órgão, bem como a disseminação da cultura de pacificação social”, pontuou ela.

Já o controlador geral de disciplina Rodrigo Bona Carneiro destacou a colaboração do Legislativo estadual com o Órgão Correcional. “A parceria com a Assembleia visa a capacitação pessoal e profissional dos nossos servidores, além da promoção e disseminação de ações preventivas para a cultura de paz”, destacou. Em outubro deste ano, a Controladoria e a ALCE assinaram um termo de cooperação técnica, o que viabilizou a capacitação.