CGD realiza palestra em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

8 de março de 2019 - 17:12 #

O evento proporcionou as servidoras a reflexão acerca do desafio de ser mulher nos tempos atuais e sobre o significado do dia 8 de março, por meio de um bate papo com a delegada Bianca de Oliveira Araújo (Orientadora da Célula de Sindicância Civil).

Nesta sexta-feira (8/03), a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) realizou a palestra, na Sala de Reunião, para celebrar o dia Internacional da Mulher.

A Controladora Geral de Disciplina Cândida Maria Torres de Melo Bezerra ressaltou a importância do trabalho que as servidoras do segmento da segurança pública e sistema penitenciária prestam ao Estado do Ceará, CGD e destacou a contribuição das mulheres para construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Em nome da Maria Dulcineide de Freitas Cunha (Delegacia de Assuntos Internos) parabenizou as demais servidoras.

A figura da mulher passou a ser algo extremamente importante na sociedade atual, onde ela cada vez mais exerce o papel de protagonista. É uma data de celebrarmos as conquistas”, ressaltou.

Bianca Araújo falou sobre a luta das mulheres por seus direitos, a necessidade de reafirmação da presença feminina nos espaços por ela conquistados, bem como “a importância da participação das mulheres em todas as atividades existentes, fato esse que demonstra a capacidade no exercício de qualquer função que lhe é atribuída e que nenhuma delas deve se curvar a comportamentos preconceituosos”. A Orientadora da Célula de Sindicância Civil também destacou os desafios e suas experiências na Delegacia da Mulher, fazendo referência a violência contra mulher. Ela ainda apresentou dados sobre a violência feminina.

A Secretaria Executiva de Gestão Interna e Planejamento Julliana Albuquerque também parabenizou as servidoras, destacando a importância da mudança de paradigma da mulher buscado o empoderamento por meio da busca de conhecimento.

Após a palestra, foi promovido um coffee break para todas as mulheres que trabalham no órgão.

Data histórica

O 08 de Março resgata a luta e organização das mulheres trabalhadoras que, nos séculos 19 e 20, lideraram diversas mobilizações por melhores condições de trabalho e igualdade de direitos. Em um desses protestos, 145 pessoas morreram queimadas num incêndio num fábrica de tecidos, nos Estados Unidos – a maioria mulheres. A resistência e luta dessas trabalhadoras se tornaram um marco do movimento pelos direitos das mulheres e a data (08 de março, dia da primeira mobilização) passou a ser considerada o Dia Internacional da Mulher.

Laura Raquel Carvalho