Controladoria Geral de Disciplina e Assembleia assinam termo de cooperação técnica

11 de outubro de 2022 - 15:14 #

A assinatura do convênio aconteceu em solenidade na Assembleia Legislativa do Ceará, nesta terça-feira (11).

O controlador geral de disciplina, Rodrigo Bona Carneiro, e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), deputado Evandro Leitão, assinaram nesta terça-feira (11) um termo cooperação técnica entre ambas as instituições. O acordo, firmado durante solenidade no Legislativo estadual, visa a disseminação, o intercâmbio de informações e a execução do Projeto Mediando em Círculos, bem como futuras parcerias objetivando a capacitação educativa e continuada pertinentes às temáticas desenvolvidas pelo Centro de Mediação e Gestão de Conflitos da ALCE (CEMGEC).

Antes de assinar o termo, o controlador Rodrigo Bona ressaltou a importância da parceria em questão.

“Quero deixar registrado que a assinatura deste acordo é um momento ímpar, inclusive um momento histórico. Pelo que consta, esse modelo é único no âmbito do direito disciplinar. A Controladoria Geral de Disciplina [CGD] é um modelo pioneiro no país. Por isso, a CGD está dando mais um salto, não só no presente, mas também para o futuro, bem como na qualificação dos seus colaboradores”.

O presidente da Assembleia Evandro Leitão destacou, em sua fala, a importância da assinatura do convênio e fez um agradecimento aos membros envolvidos no projeto.

“Não poderia deixar de registrar e agradecer a todos os membros deste projeto a realização da parceria que hoje está possibilitando a assinatura desse termo de cooperação técnica. Temos uma área muito delicada no Estado que é a segurança pública, sobretudo quando falamos no setor da CGD, responsável por instaurar processos administrativos e que mexe com a vida das pessoas. Isso tudo faz parte de um conjunto de ações para empoderar pessoas, bem como envolvendo ações preventivas e educativas em prol de uma cultura da paz”.

Para a primeira-dama do Legislativo cearense e idealizadora do Comitê de Responsabilidade Social, Cristiane Leitão, a parceria com a Controladoria é de grande importância. “Essa parceria irá disseminar as ações educativas e preventivas que são promovidas pelo Projeto Mediando em Círculos, que têm o papel de trazer para a sociedade a justiça restaurativa como ferramenta de levantar a cultura de paz. Vamos tentar transformar pessoas que estão na Corregedoria e que cuidam da nossa segurança pública em agentes disseminadores, em eixos de equilíbrio da saúde mental para levar um trabalho mais qualificado para a nossa segurança pública”.

Mais

Também participaram da solenidade o secretário Executivo da Controladoria Geral de Disciplina, Vicente Alfeu Teixeira, a coordenadora de desenvolvimento institucional planejamento da CGD, Raquel Luna Vasconcelos, a coordenadora do Centro de Mediação da Alece, Raísa Pontes, e os deputados Nelinho Freitas (MDB) e Júlio César Filho (PT).