Controladoria Geral de Disciplina promove palestra de Segurança Cibernética

27 de setembro de 2019 - 16:44 #

Atenta às questões de segurança em seus mais diversos aspectos, a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) promoveu, nesta sexta-feira (27), debate sobre “Segurança Cibernética”. A palestra foi ministrada por José Helano de Matos Nogueira, professor da Universidade de Liverpool na Inglaterra e perito criminal aposentado da Polícia Federal.

Além dos conceitos de segurança, alertas para os agentes de risco e ameaças internas e externas e instrumentos para resguardar a segurança da informação, José Helano tratou de temas como investigação, vulnerabilidade e prevenção no ambiente cibernético. “Segurança no mundo virtual não é mais artigo de luxo. É uma necessidade. Hoje, você tem muitas facilidades de serviços no ambiente digital e diversos dados trafegam neste ir e vir. Segurança é uma necessidade para ter uma boa estadia dentro do espaço cibernético”, salientou ele, acrescentando que, no Brasil, os investimentos na área de segurança cibernética ainda são inexpressivos em relação aos países europeus, nos quais “as empresas e as próprias pessoas possuem mais cuidados com a segurança da informação”.

A capacitação faz parte do Fórum Permanente de Direito Disciplinar, que tem como objetivo manter a excelência das atividades-fins do órgão como aprofundamento do conhecimento jurídico-disciplinar e o aperfeiçoamento constante dos servidores com a melhoria no processamento dos procedimentos disciplinares no âmbito da CGD.

O evento conta com apoio da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará.

PERFIL

José Helano Matos Nogueira possui Pós-Doutorado pelo King´s College de Londres, Doutorado pela Universidade de Liverpool na Inglaterra. Possui Mestrado pela PUC/RJ e diversos cursos de pós-graduação lato sensu, destacando MBA em Ciências Forenses pela Universidade da Flórida nos Estados Unidos e Especialização em Gestão de Políticas de Segurança Pública pela Academia Nacional da Polícia Federal.

Atualmente, é professor da pós-graduação (mestrado e doutorado) da Universidade de Liverpool na Inglaterra. Também é professor titular do Centro Universitário Farias Brito (FB Uni) e da Academia Nacional de Polícia da Polícia Federal, professor externo da Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC) e professor do Instituto de Pós-Graduação (IPOG). E, ainda, Perito Criminal aposentado da Polícia Federal, e autor de diversos artigos científicos e livros dentre eles: Direito Digital e Cibernético”.