Perícia Médico-legal é tema de palestra na Controladoria Geral de Disciplinar

14 de outubro de 2019 - 14:43 #

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) realizou, na manhã desta sexta-feira (11), no auditório da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (SEFAZ), a palestra “Roda de Conversa em Perícia Médico-legal”, que faz parte do Fórum Permanente de Direito Disciplinar cujo objetivo é manter a excelência das atividades-fim do órgão por meio do aprofundamento do conhecimento jurídico-disciplinar dos servidores da CGD. Para a apresentação, foi convidado o médico legista da Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE) e professor universitário, Victor Hugo Medeiros Alencar.

O palestrante abordou, através de suas experiências e leitura acadêmica, as perícias de crime contra vida, informática forense, dentre outros temas. Ele mostrou como cada setor da Pefoce funciona, como são realizadas as perícias e o que cada uma tem para oferecer no auxílio à investigação criminal, por meio de provas de ordem técnico-científica que comprovem a veracidade do fato, de forma a não deixar dúvidas sobre as evidências investigadas. Após a apresentação, os servidores da Controladoria tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas com o convidado.

No encerramento da capacitação, o Secretário-executivo da Controladoria Geral de Disciplina, Régis Gurgel do Amaral Jereissati, agradeceu a participação do docente e dos servidores e entregou um certificado para o palestrante.

A palestra é promovida em parceria com a Escola de Gestão Pública do Ceará (EGP).

Palestrante

O palestrante trouxe para os servidores da CGD toda a bagagem de experiência em perícia médico-legal. Victor Hugo Medeiros Alencar é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1988) e Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (1986); especialização em Docência na Área da Saúde pela Universidade de Fortaleza (1990); especialização em Medicina do Trabalho pela Universidade Gama Filho (1995); mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é perito legista da Perícia Forense do Estado do Ceará, onde inclusive exerceu o cargo de Perito Geral Adjunto no período de 2017/2018; pesquisador e médico da Oncoclinic – Clínica de Oncologia e Atendimento de Urgência, docente da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), docente do Centro Universitário 7 de Setembro, docente do Centro Universitário UNICHRISTUS, pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Novas Drogas (NPDM) e da Unidade de Farmacologia Clínica da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cancerologia, atuando principalmente na área de pesquisa clínica.