CGD acompanha encontros regionais do Plano Plurianual Participativo

29 de junho de 2023 - 16:45

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) está participando dos encontros regionais do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. Essa importante iniciativa, promovida pelo Governo do Estado, tem como objetivo estabelecer um diálogo com a população, visando definir diretrizes, objetivos e metas da administração pública para o período de quatro anos. O PPA 2024-2027 do Ceará está dividido em quatro eixos estratégicos que organizam as áreas de atuação e as prioridades da atual gestão: Ceará que cuida, educa e valoriza as pessoas; Ceará que inova, produz e trabalha; Ceará que preserva, convive e zela pelo território; e Ceará que participa, planeja e alcança resultados.

O governador Elmano de Freitas tem ressaltado a importância de ter o Estado mais próximo do cidadão. “Uma coisa é eu achar que conheço as demandas da população, outra é eu sentar aqui e ouvir suas demandas. Então, nós estamos, com muita humildade, voltando às regiões pra ouvir a população [local]”, destaca o governador, durante abertura dos eventos regionais.

O secretário da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) enfatizou a importância dos encontros regionais para que as políticas públicas sejam alinhadas às necessidades da sociedade cearense. “Fortalecemos a participação democrática da população, buscando estabelecer uma administração que esteja em sintonia com as demandas cearenses”, disse.

Ao todo, serão realizados encontros nas 14 regiões de planejamento estaduais a fim de garantir a representatividade dos cidadãos cearenses. Os eventos ocorrerão entre os meses de junho e julho deste ano. Até o momento, aconteceram reuniões em Baturité (Maciço de Baturité); Morada Nova (Vale do Jaguaribe); Granja (Litoral Norte) e Sobral (Sertão de Sobral).

A secretária de Planejamento e Gestão do Ceará – pasta responsável pelos encontros regionais -, Sandra Machado, destaca a relevância dessa exposição de propostas e, assim, a escolha conjunta para os próximos anos de gestão. “O PPA é um documento que é construído com muito critério, seriedade e cuidado. Ele será construído, encaminhado à [Assembleia Legislativa do Estado do Ceará] Alece, será votado e se torna lei. E aí, ele é obrigação para todo o Governo, pois temos que fazer o que a lei determina”, pontuou a secretária. “Fico muito grata a cada um que se disponibilizou a vir até aqui, construir uma nova realidade”, ressalta.

Plataforma digital
Além dos encontros presenciais, onde haverá o diálogo sobre os problemas e as potencialidades de cada região, os cidadãos cearenses também podem contribuir com a construção do PPA 2024-2027 de forma virtual.

Dois dias após a realização do encontro presencial, todos os cidadãos da região poderão contribuir para a construção do PPA acessando a plataforma http://cearaparticipativo.ce.gov.br/, onde será possível priorizar as diretrizes definidas nos eventos, bem como fazer novas propostas ao Governo do Ceará.