CGD e SSPDS propõem diálogo permanente em prol da segurança pública

13 de outubro de 2020 - 16:25 #

A comunicação entre as Pastas respeitará o ordenamento jurídico pátrio e a valorização dos bons profissionais.


O Controlador Geral de Disciplina, Rodrigo Bona, esteve reunido, na manhã desta terça-feira (13), com o novo secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron. Entre as decisões tomadas estão: apuração rigorosa dos casos ocorridos na última semana envolvendo agentes da segurança pública e um diálogo permanente entre as secretarias.

Essa proximidade e esse canal de comunicação farão com que possamos ajudar ainda mais a área da segurança pública deixando um importante legado: o encontro de ideias e a construção de soluções em prol da atividade policial, respeitando sempre o ordenamento jurídico pátrio. É importante frisar que a conduta dos agentes traz impacto imediato junto a sociedade e ao combate à violência”, disse o Controlador Geral de Disciplina, enfatizando que o papel da CGD é detectar possíveis falhas e corrigir, além de prevenir transgressões disciplinares com o objetivo de melhorar a atuação das forças policiais junto à proteção da sociedade e colaborar no desenvolvimento ético da profissão.

Na reunião, Rodrigo Bona apresentou ao secretário da segurança o trabalho e detalhes da atuação da Controladoria, além de sugestões do que pode ser feito para melhorar a conduta das forças policiais. “Isso é um ponto de partida para uma construção mais eficiente. Cada uma com seu papel, responsabilidade e atuação, mas todos fazendo parte de um sistema maior de prevenção e combate a violência”, aponta o Controlador Geral.

O secretário da segurança, Sandro Caron, também enfatizou a importância da aproximação e da troca de informações entre as duas Pastas, assim como a “valorização dos bons policiais”.

“É fundamental este diálogo da Secretaria de Segurança Pública com a Controladoria Geral de Disciplina, assim como já há uma comunicação permanente com a Secretaria da Administração Penitenciária. Esses órgãos são muito importantes dentro de uma estrutura já muito bem desenhada para segurança pública no Ceará. E reforço, aqui, o que foi dito em meu discurso de posse de valorização dos bons policiais e de nunca compactuar com desvios de conduta”, disse Caron, informando que “os desvios de conduta serão objetos de apuração, independente da Controladoria, para que comprovada a responsabilidade, os autores sejam punidos”.