Solenidade finaliza projeto de capacitação em parceria com Assembleia Legislativa

10 de fevereiro de 2023 - 16:16

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 10, a solenidade de encerramento do projeto “Mediando em Círculo” – desenvolvido pela equipe do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos (CEMGEC), da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), em parceria com a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD). A iniciativa teve foco nas necessidades e sentimentos dos servidores, promovendo um espaço de escuta e reflexão, por meio da metodologia dos círculos restaurativos de construção da paz.

O programa teve a participação de 10 servidores do órgão correicional, conduzido por duas profissionais de psicologia. O objetivo foi promover um trabalho de acompanhamento acolhedor que visou capacitar e empoderar os servidores, bem como a disseminação da cultura de paz por meio dos círculos restaurativos de construção de paz, com foco nos sentimentos, na escuta e no diálogo.

O controlador-geral de disciplina Rodrigo Bona Carneiro parabenizou a propositura do projeto desenvolvido pelo Poder Legislativo estadual, e também aproveitou o momento para reafirmar o compromisso de parceria com a Assembleia.

Para nós, da Controladoria Geral de Disciplina, foi um prazer ter a parceria da Assembleia Legislativa, a fim de promover a cultura de paz e fortalecer essa ferramenta entre nossos servidores. O projeto plantou uma semente importante que vamos reverberar entre os demais colaboradores. Espero a construção de novas parcerias com o Poder Legislativo estadual”, frisou ele.

A primeira-dama e idealizadora do Comitê de Responsabilidade Social da AL, Cristiane Leitão, destacou a importância de expandir o projeto. “Esse projeto é do Centro de Mediação da Alece e traz justamente a ferramenta dos círculos restaurativos. Essa ferramenta é de suma importância porque gera vínculos entre participantes, trabalha a inclusão e a cultura de paz de todos os conflitos serem resolvidos através do diálogo. A Assembleia está abrindo suas portas para levar a cultura de paz para outras instituições públicas”, pontuou.

A coordenadora do Centro de Mediação, Raísa Pontes, destacou a importância da conclusão da capacitação junto aos servidores da CGD. “O mais importante foi a opinião dos servidores participantes, esse retorno nos impulsiona. É a segunda edição desse projeto e queremos fazer a continuidade dele”, ressaltou.